Foi divulgada, nesta segunda-feira, o ranking das empresas que têm mais reclamações feitas pelos clientes no Procon de Santa Maria. As empresas que ofertam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura lideram o lista e ocupam as cinco primeiras posições e juntas somam cerca de um terço do total de queixas formalizadas no órgão de defesa do consumidor, 28% do total.
Os dados são referentes ao primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, foram 1.450 reclamações formalizadas junto ao órgão de proteção ao consumidor e 350 empresas.
MINUTO DIÁRIO: confira os destaques desta segunda-feira
A coordenadora do Procon, Marta Moro da Rocha, explica que o índice de acordo feito entre consumidores e fornecedores está entre 85% e 88%. Veja, no quadro, as empresas que tiveram mais reclamações no primeiro semestre deste ano em Santa Maria.
Empresa | Número de reclamações |
Vivo (GVT) | 118 |
Oi | 103 |
Claro | 90 |
Net | 54 |
Tim | 48 |
Camarote Produções | 42 |
RGE Sul | 41 |
Magazine Luiza | 38 |
Banco Itaú | 29 |
ATENDIMENTO
O Procon de Santa Maria fica na Avenida Rio Branco, 639 (esquina com a Silva Jardim). O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min (distribuição de fichas até às 12h). Nas segundas e quartas funciona também das 13h30min às 16hmin (com distribuição de fichas até 15h30min). O consumidor também pode entrar em contato pelo telefone (55) 3217-1286 ou pelos emails procon@santamaria.rs.gov.br ou gerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br.
CONSUMIDOR.ORG
Na internet, um site permite que você se comunique diretamente com as empresas credenciadas que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. O serviço é uma alternativa para conflitos por meio da internet mas não substitui o trabalho prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Para ver as empresas que aderiram ao programa ou consultar o site, clique aqui.
* Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura e do site Procon-RS